:: Quem Somos?


A Educando Informática é uma empresa criada desde 1989 com o objetivo de prestar serviços educacionais para as escolas de Educação Infantil a Ensino Médio. O Projeto Educando já está a vinte anos no mercado de educação. Desenvolvido em Curitiba, hoje atende através de seus representantes mais de dez estados brasileiros.

Duas palavras podem definir nossa missão: EDUCAÇÃO e PERSONALIZAÇÃO.

Não somos uma empresa de Informática e sim, uma empresa educacional que presta serviços de informática, de uma forma personalizada, respeitando e adaptando-se à realidade de cada instituição.

O que é o Projeto Educando.

O Projeto Educando é composto por diversos projetos educacionais, planejados e executados por uma equipe técnica e pedagógica. A Educando Informática é uma empresa criadora de suas próprias tecnologias e está preparada para atender sua escola da educação infantil ao ensino médio, utilizando a Informática como um instrumento de apoio à aprendizagem.

O que nós oferecemos:

Não é uma simples venda de programas ou material didático, largando tudo na mão da escola e “que se vire”. Nós fornecemos todos os programas, uma apostila anual para cada aluno, treinamento e planejamento com todos os professores da escola, treinamento específico para o professor de informática, acompanhamento mensal de pelo menos 4 horas para aprofundamento do treinamento do professor de informática e assessoria no desenvolvimento dos projetos. Isso é, uma assessoria completa para a escola, que não vai mais precisar gastar com compra de softwares, vai ter todo o planejamento da informática pronto, não correndo o risco de, ao sair um professor, perder a seqüência de trabalho. O professor de informática não vai mais precisar correr atrás de programas para comprar e nem tentar adequá-los a realidade da criança, dos computadores e da instituição de ensino.

Composição de nossos produtos.


Mais do que simples softwares o que oferecemos é uma solução total para a área de Informática da sua escola.

Treinamento de todos os professores da escola, para que possam acompanhar o andamento do Projeto;
Acompanhamento pedagógico na própria escola, de no mínimo 4 horas por mês;
Equipe pedagógica disponível por tempo ilimitado e sem custos adicionais;
Aplicativos pedagógicos, softwares técnicos e todos os programas necessários são instalados na escola.
Material didático para todas as etapas do projeto;
Material para o professor;
Professores qualificados, adaptados à realidade da escola (se contratado);
Montagem do laboratório de informática (se contratado);
Planejamento pedagógico completo.

Recursos técnicos utilizados:

120 jogos educacionais para educação infantil;
Mais de 500 aplicativos educacionais abrangendo a totalidade dos conteúdos vistos em sala de aula.
Aplicação de projetos que trabalham com os softwares de mercado como: Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Softwares de Editoração, entre outros;
Projetos especiais desenvolvidos para todas as séries;
Apostilas elaboradas especificamente para cada série.

Falando um pouco sobre o projeto.

Educação Infantil

Na educação infantil nós trabalhamos com 120 jogos educativos, praticamente um para cada aula.
São desenvolvidos exclusivamente para o Projeto Educando. Não são jogos de prateleira adaptados para sala de aula. Os nossos jogos foram desenvolvidos para se trabalhar de 25 a 30 minutos por aula, que é o tempo que indicamos para a educação infantil, pois, a partir daí as crianças nessa idade começam a dispersar. Os jogos são desenvolvidos para o nível da criança. Por exemplo: os jogos do jardim I não usam o arrasto com o mouse, pois ainda lhes falta a coordenação fina para isso. Os jogos do jardim II e III já trabalham com letras e números, etc. Cada aluno recebe uma apostila por ano. Nessa apostila sempre temos uma estória e uma atividade relacionada ao jogo que será trabalhado e a explicação prévia do jogo que será explorado no laboratório. A seqüência da apostila de educação infantil não precisa ser seguida obrigatoriamente, pois cada módulo é formado de estória, atividade e jogo, o que a torna independente, a seqüência pode ser definida pelo professor de sala de aula, de acordo com o seu planejamento.

Ensino Fundamental 1º ao 5º ano (com opção para o 6º ano)

Projetos com os Aplicativos Educacionais:

-500 Aplicativos educacionais abrangendo os principais conteúdos de sala de aula.
-Apostilas com conteúdo prático e atual de informática instrumental.
-Possibilidade de adequação do conteúdo dos jogos à realidade da instituição de ensino.
-Amplo material de apoio para treinamento e assessoria.
-As apostilas e os softwares podem facilmente serem visualizadas neste site.


Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio:

Projetos com softwares de mercado

Trabalhamos com Windows, Word, Excel, PowerPoint, Access, FrontPage, Page Maker, Corel Draw, etc, não como cursinho desses aplicativos,

São projetos que envolvem a construção de revistas, jornais, Sites na Internet, aulas eletrônicas, livros, etc. Cada projeto, de acordo com a sua destinção, utiliza um programa diferente. Estes projetos são formados por uma trindade:

a) Apostila: A apostila possui toda uma explanação não somente dos recursos do software mais principalmente das técnicas, pesquisas e explicações de como deve ser planejada o projeto. O objetivo da apostila não é ensinar funções específicas do software, mas fornecer subsídios e auxiliar no planejamento para a construção do projeto. Exemplo: No projeto Site interativo são explorados assuntos como a WEB, o histórico da internet, a profissão de webmaster, o efeito das cores nas páginas, dicas de como planejar, etc.

b) Ajudas: São documentos com explicações técnicas e detalhadas sobre os recursos que devem ser utilizados no programa. As ajudas têm como objetivo orientar o aluno na aplicação das ferramentas que o softaware disponibiliza.

c) Estrutura do projeto: é uma estrutura, uma espécie de modelo, pré-formatado sobre o projeto que será construído. É na estrutura que as informações devem ser elaboradas e construídas.
Por exemplo: Uma turma vai desenvolver um livro utilizando o Page-Maker. O professor de sala define que o conteúdo desse livro será sobre o corpo humano. Cada equipe vai desenvolver um capítulo. Uma sobre o sistema respiratório, outra sobre o sistema circulatório e assim por diante. No final do trabalho a sala terá um livro pronto e terão aprendido como trabalhar com o Page Maker.

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